Monday, May 23, 2005

Africanos: artistas da fome


Criança morta, Portinari. Posted by Hello

Acabei de ler uma matéria que falava acerca de um estudo sobre a pobreza e a desigualdade social na África. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o número de pobres praticamente dobrou entre 1981 e 2001 neste continente de mil-e-tantas misérias. Para se ter uma idéia, o estudo revela que 46% dos africanos vivem (sobrevivem!) com menos de MEIO dólar por dia. Eu, que não sou abastado, acabei de almoçar bem mais que isso!

Káfrica
Os africanos são kafkianos, sim, são artistas da fome. A triste diferença é que, ao contrário do jejuador de Kafka, os africanos são obrigados a jejuar. Jejuam por livre e espontânea obrigação.

Contradição
O inaceitável, no entanto, é que, ao mesmo tempo em que a pobreza e a desigualdade social aumentaram na África, houve crescimento econômico. Sinceramente, quero distância desse tipo de “progresso”! O texto da matéria, para exemplificar essa afirmação (ou seja, para continuar a tratar cada ser humano como um número apenas), diz que “segundo o FMI, a economia da Guiné Equatorial cresceu 34% em 2004, puxada pela cotação do petróleo, mas isso teve pouco impacto sobre a pobreza do pequeno país do oeste africano”.

Motivos
Dentre os motivos apontados pelos analistas (palavra usada com freqüência no jornalismo para conferir credibilidade a explicações que não explicam muita coisa) para a existência dessa contradição estão a má gestão administrativa, a grande dependência de commodities e os “gastos excepcionais com doenças”. Sim, quer dizer que os africanos ainda têm culpa por adoecerem. Convenhamos, os jornalistas andam cada vez mais coniventes e ridículos com as explicações estapafúrdias.

Ausência
Eu não vi na matéria nenhuma referência sobre alguma possível maneira de melhorar a subvida dos africanos. Acho que é justamente isso o que falta: pensar em como se pode melhorar as coisas. O jornalismo é pródigo em apresentar desgraças, mas miserável em buscar soluções ou possíveis solucionadores.

O incômodo
Desde o início deste texto até aqui, quantos devem ter sido mortos pela fome na Káfrica? Não consigo não pensar nisso.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

oiii
li seu post sobre a África e gostaria de saber o site que vc leu essa matéria
meu e mail eh gahbi_9@hotmail.com
c pudesse mandar o mais depressa possível seria ótimo...

obrigada xD

10:43 AM  

Post a Comment

<< Home