Wednesday, June 08, 2005

cem sonetos a uma mulher (e a todas)


Neruda, o papel e a caneta: amantes?

Como estou sem tempo, e com sede de coisas bonitas, deixo um dos cem sonetos que o Neruda fez para a Matilde.

Soneto XVII

No te amo como si fueras rosa de sal, topacio
o flecha de claveles que propagan el fuego:
te amo como se aman ciertas cosas oscuras,
secretamente, entre la sombra y el alma.

Te amo como la planta que no florece y lleva
dentro de sí, escondida, la luz de aquellas flores,
y gracias a tu amor vive oscuro en mi cuerpo
el apretado aroma que ascendió de la tierra.

Te amo sin saber cómo, ni cuándo, ni de dónde,
te amo directamente sin problemas ni orgullo:
así te amo porque no sé amar de otra manera,

sino así de este modo en que no soy ni eres,
tan cerca que tu mano sobre mi pecho es mía,
tan cerca que se cierran tus ojos con mi sueño.

(Neruda, Cien sonetos de amor).

3 Comments:

Blogger  said...

Não podia ter escolhido melhor. Afinal serve tb para q eu conheça mais de Neruda.
Eu tô bem nessa fase 'instante poético'. Nada melhor do que deixar 'coisas bonitas' povoarem nossa vida. :)
bjaunx guri!

11:39 AM  
Blogger raquel said...

Apesar de gostar do Neruda, eu acho ele meio cru demais. Gosto dos mais românticos, como o Vinicius, o Bandeira e algumas coisas do Drummond. O Quintana, outro dos meus favoritos, é meio como o Neruda. :) Qdo eu for a Santiago vou la visitar a casa dele.

6:48 PM  
Blogger Tiago Tresoldi said...

Se eram amantes não sei, mas que um sabia muito bem os segredos dos outros, ah, isso sim.

"te amo como se aman ciertas cosas oscuras, secretamente, entre la sombra y el alma" - este homem era um gênio

E quanto aquele teu comentário sobre a filosofia, fiquei meio sem saber como responder estes dias todos... :/ Não quero que pareça a falsa modéstia que não é, mas não tenho realmente nada de tão espetacular e digno de nota como conhecimentos - aliás, se permites tenho a impressão de que sabes mais do que eu, ou, ao menos, sabes expressar melhor. Sede conhecimento sim, com certeza, mas poucas vezes tenho entendido tanto o "só sei que nada sei".

Que continuem as discussões! :)

8:22 PM  

Post a Comment

<< Home