Friday, June 17, 2005

Fale com ela


a ternura em filme

Hoje assisti ao “Hable com ella”, do Almodóvar. O filme, feito de comunicação e incomunicação, é uma ternura só. A ternura que surge exatamente naquele limiar entre a loucura e a sanidade. Benigno, o enfermeiro que cuida de Alicia, é o retrato do que o seu nome expressa. Gosto disso, aliás; gosto dessas relações de complementaridade entre o nome dos personagens e o próprio agir deles.
O Almodóvar é fenomenal. “Hable com ella” é um quebra-cabeça que vai sendo completado aos poucos, em desordem, como a vida. Ou alguém acha que existe ordem em tudo o que nos acontece? Sinceramente, porque creio, descreio. Confuso? Talvez. Vívido, prefiro. Vivido.

(Escrevi escutando Elis Regina. E dei-me conta de que também quero uma casa no campo!)

4 Comments:

Blogger Tiago Tresoldi said...

"Hable con ella" é muito, muito bom mesmo! Eu vi ano passado duas vezes seguidas, de tanto que gostei! Só aqui em casa que não gostaram muito, mas fazer o que, gostos são gostos...

Também alguns críticos não gostaram, lembro de um reclamando que a trama inteira, e sobretudo o final, era "piegas". Mas quer saber? As melhores histórias são piegas mesmo!

(E depois convenhamos, pode ser tenro e mesmo piegas, mas não é delicado e fútil!)

7:18 PM  
Blogger Andréia Pires said...

do Almodóvar é o meu preferido.. choro rios vendo qualquer coisa, mas esse filme.. me botou do avesso.. fiquei pensando nele semanas..
sábado passado comprei Tudo sobre minha mãe, que tb é tri bom.. e ainda tem La mala educación... mas Hable con ella é o mais doce.
"las piedras jamás.. paloma.. ?qué van a saber de amores?"
bjão!

8:49 PM  
Blogger  said...

Quando vc pensa que já aconteceu tuudo que era possível no filme vem o final... Ah, aquele momento foi pracimante um êxtase pra mim.
Agora me deu vontade de ver novamente...
E uma das partes mais bonita pra mim é aquela da música... Que sintonia anormal, por isso mexe tanto.
Já o Benigno é um show a parte, é um personagem que não se deixa passar batido por nossas vidas de modo algum. Aposto que todos ficaram pensando nele por um bom tempo...
:)

8:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Esse filme é lindo lindo!! Adoro!

11:49 PM  

Post a Comment

<< Home